sábado, 28 de abril de 2012

PROJETO MAMA ÁFRICA PARA O DIA DAS MÃES



NOSSA ORIGEM NEGRA SE DÁ COM A VINDA DOS AFRICANOS PARA TRABALHAR NAS SENZALAS NO PERÍODO COLONIAL

 A música MAMA ÁFRICA de Autoria do grande cantor da MPB CHICO CESAR., que é Paraíbano da cidade de Catolé do Rocha é uma música a qual sempre uso de forma pedagógica para trabalhar as questões da FAMÍLIA, DA DIVERSIDADE, DA CULTURA, FOLCLORE, CONDIÇÃO DE TRABALHO DA MULHER, A QUESTÃO DA AFRICANIDADES, A REGIÃO NORDESTE, O CONTINENTE AFRICANO E SUA RELAÇÃO COM O NOSSO CONTINENTE, A FORMAÇÃO CULTURAL DE NOSSO POVO, MISCIGENAÇÃO DE NOSSO POVO, A QUESTÃO DA NEGRITUDE, RITMOS QUE FORAM ORIGINADOS PELA CULTURA NEGRA COM O FORTE ECOAR DO TAMBOR, AS MÃES DE SANTO DE ORIGEM AFRO, A MÃE IEMANJÁ COM SINCRETISMO COM  NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES, FORMAÇÃO E ORIGEM DE PALAVRAS COMO NA PRÓPRIA MÚSICA ELE FALA: Seus filhos SE OLODUNZAM., expressões como: ROLA MAIOR JAZZ, AFETIVIDADE (AMOR DE MÃE), O FATO DE MUITAS MÃES QUE APESAR DE SOLTEIRA OU AMASIADAS EDUCAM SEUS FILHOS SEM A PRESENÇA DO PAI BIOLÓGICO JÁ QUE ATUALMENTE O CONCEITO DE FAMÍLIA É MUITO AMPLO, A QUESTÃO DA ÁFRICA SER A ORIGEM DA HUMANIDADE ONDE FOI ENCONTRADO O PRIMEIRO CADÁVER HUMANO SENDO DENOMINADO DE "LUCY", A QUESTÃO DA MULHER COMO UM TODO, OS PERSONAGENS DO CLIPE DA MÚSICA QUE RETRATAM FIGURAS DA RELIGIOSIDADE POPULAR, DO NOSSO FOLCLORE, O REAGUE,  O REIZADO, A MENSAGEM DA MÃE DE CHICO CESAR FALANDO QUE ELE É UM BOM FILHO.

ASSIM ESSA MÚSICA PODE SER TRABALHADA PEDAGOGICAMENTE E CULMINAR COM UMA APRESENTAÇÃO DE REPRODUÇÃO DO CLIP, PROPOR AOS ALUNOS QUE CONSTRUAM UM TEXTO A PARTIR DAS IMAGENS, DA TRILHA SONORO, DA PERCEPÇÃO VISUAL, DOS TIPOS HUMANOS OU QUEM SABE FAZER ATÉ UMA DANÇA DE REAGUE DEIXANDO GANCHO PARA A SUA COMPLEMENTAÇÃO DURANTE O ANO LETIVO JÁ QUE APESAR DOS EDUCADORES QUEREREM CULMINAR UM PROJETO, ESTE NÃO SE ESGOTA PORQUE ELE PODE SER RETOMADO DE ACORDO COM A SUA NECESSIDADE.


ASSIM., O PROJETO MAMA ÁFRICA PODE SER APLICADO NA ESCOLA REFORÇANDO A QUESTÃO DA IDENTIDADE, DA PLURALIDADE CULTURAL, PODE SER RELACIONADO COM O QUADRO DE SABERES NECESSÁRIOS (prá quem é professor da Prefeitura Municipal de Guarulhos), DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS., PODE SER ARTICULADO DE FORMA MULTIDISCIPLINAR EM TODOS OS CONTEÚDOS PROPOSTOS PORQUE AS CIÊNCIAS SE INTERPENETRAM E NÃO É ALGO ESTÁTICO.

VEJAMOS A LETRA DA MÚSICA:

Mama África
Chico Cesar

Mama África (a minha mãe) é mãe solteira
E tem que fazer  mamadeira todo dia
Além de trabalhar como empacotadeira
nas casas Bahia

Mama África (a minha mãe)
é mãe solteira...

Mama África tem tanto o que fazer
Além de cuidar neném, além de fazer denguim
Filhinho tem que entender
Mama África vai e vem
Mas não se afasta de você

Mama África (a minha mãe)
É mãe solteira...

Quando mama sai de casa
Seus filhos se olodunzam
Rola o maior jazz
Mama tem calo nos pés
Mama precisa de paz
Mama não quer brincar mais
Filhinho dá um tempo
É tanto contratempo
No ritmo de vida de mama

Mama África (a minha mãe) é mãe solteira
E tem que fazer  mamadeira todo dia
Além de trabalharcomo empacotadeira
Nas casas Bahia

mama África (a minha mãe)
é mãe solteira...

Deve ser legal., ser negrão no Senegal
Deve ser legal., ser negrão no Senegal
Deve ser legal., ser negrão no Senegal

Mama África (a minha mãe)
É mãe solteira...

mama África (a minha mãe)
é mãe solteira...

mama África 
a minha mãe
mama África 
a minha mãe
mama África 
a minha mãe

INICIEMOS O NOSSO TRABALHO PELA BIOGRAFIA DE CHICO CESAR. A BIOGRAFIA É IMPORTANTE PARA QUE O ALUNO SAIBA QUE A BIOGRAFIA É UM GÊNERO TEXTUAL, MAS QUE NÃO PODE FICAR SOMENTE AÍ PORQUE OS TEXTOS MUITAS VEZES NA SUA FORMA SE CONFUNDEM PARA O ALUNO QUE NÃO SABE FAZER ESSA DIFERENÇA. ALIÁS, VIROU MODA FALAR EM GÊNEROS TEXTUAIS, MAS MUITOS PROFESSORES NÃO SABEM TRABALHAR A QUESTÃO DA "intertextualidade"., VEJA QUE AQUI TEMOS  MÚSICA, POESIA, BIOGRAFIA, CUJA DIFERENÇA PODE SER FEITA PELO PROFESSOR.

NELSON MANDELA FOI O NEGRO PERSEGUIDO PELO REGIME CONHECIDO COMO APARTHEID E SE TORNOU PRESIDENTE DA ÁFRICA DO SUL




MUITOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS FALAM DA GÊNEROS TEXTUAIS, MAS APENAS REPRODUZEM O CHAVÃO PORQUE INFELIZMENTE A EDUCAÇÃO VIVE UM MODISMO PEDAGÓGICO APARECENDO VEZ POR OUTRA TERMOS IMPACTANTES, MAS QUE NA PRÁTICA NÃO PASSAM DE PALAVRAS DE EFEITO QUE AJUDAM NA SUSTENTAÇÃO DO MODISMO PEDAGÓGICO.

ASSIM, ESTUDAR BIOGRAFIA DE QUALQUER COMPOSITOR SEJA DE MPB, TOADA DE BOI-BUMBÁ, SAMBA ENREDO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO E PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS PROPOSTOS.

BIOGRAFIA DE CHICO CESAR

Chico César
Francisco César Gonçalves nasceu em Catolé do Rocha, PB, em 26 de Janeiro de 1964. Foi criado no sertão, ouvindo cantadores e reisados, e aos nove anos já tinha seu primeiro conjunto, Super- Som Mirim. Trabalhando como vendedor em uma loja de discos de sua cidade, teve oportunidade de ouvir desde Teixeirinha ate Rolling Stones. Ainda adolescente, mudou-se para João Pessoa PB, onde cursou a faculdade de jornalismo. Transferiu-se para São Paulo SP, em 1985, e logo fez amizade com artistas de vanguarda como Itamar Assumpção e Arrigo Barnabé. Trabalhou como redator da seção de musica da revista Elle e tentou algumas apresentações em bares.

Em 1991 foi convidado para pequena tourneé pela Alemanha, e o sucesso lá fora o animou a deixar o jornalismo para dedicar-se somente a musica. Formou a banda Cuscuz Clã e passou a apresentar-se na casa noturna paulistana Blen Blen Club.

Em 1995 lançou seu primeiro disco, o artesanal e independente Aos vivos, depois vendido à gravadora Velas. A Rádio Musical FM começou a tocar Mama África e A primeira vista, canção que logo se tornaria sucesso nacional na interpretação de Daniela Mercury, incluída na trilha sonora da novela 0 rei do gado, da TV Globo. Em 1996 consagrou-se com o lançamento de Cuscuz Clã (Polygram): ganhou o Prêmio Sharp na categoria revelação e o de melhor compositor pela APCA. Em 1997, depois de tourneé pela Europa e pelo Japão, lançou seu terceiro disco, Beleza, mano, com participações especiais de Dominguinhos, Arnaldo Antunes, Arrigo Barnabé e outros. Suas composições misturam ritmos brasileiros, como carimbo, folia e forró, com musica pop, do reggae, a salsa e juju music.


Art Editora e PubliFolha



FINALIZADA A QUESTÃO DA BIOGRAFIA, VAMOS À INTERPRETAÇÃO DA LETRA DA MÚSICA E VAMOS FORÇAR UMA REFLEXÃO POR PARTE DO ALUNO:


A) Qual o titulo da música?


B) Qual o nome do autor?


C) Em qual Estado e Municipio brasileiro ele nasceu? (pode pedir pro aluno localizar no mapa) com foco para a geografia


D) Chico fala que sua mãe é solteira., como voce vê essa questão? Quais as condições de Estado Civil de um cidadão que você já ouviu falar?


E) A mãe trabalha como EMPACOTADEIRA NAS CASAS BAHIA., VC SABE DIZER A PROFISSÃO DE SUA MÃE? (Deve-se enfocar a questão das profissões das mães dos alunos podendo o professor fazer gráficos em MATEMÁTICA, ensinar PORCENTAGEM, numerais ORDINAIS, GEOMETRIA E AMPLIAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA. O PROFESSOR PODE TRABALHAR OS FOLHETOS DE PROPAGANDA DAS GRANDES LOJAS COMPARANDO PREÇOS, CREDIÁRIOS, DESCONTOS, PARCELAS, COMPRAS NO CARTÃO CONTRIBUINDO ASSIM COM A EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO E PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA.


F) NA MÚSICA ELE CHAMA A MÃE DE ÁFRICA., O QE ELE QUER DIZER COM ISSO?


G) O QUE VOCE ENTENDE POR SE "OLODUNZAM" E "ROLA MAIOR JAZZ"?


H) O AUTOR FALA QUE MAMA ÁFRICA VIVE CHEIA DE CALO E QUE ELA TEM MUITO CONTRATEMPO, QUE ELA TEM MUITO O QE FAZER., ESS TIPO DE VIDA SE CONFUNDE COM O DA SUA MÃE E DE MUITAS DONAS DE CASA?  EXPLIQUE


I) FAÇA UMA PESQUISA QUE FALE DA ÁFRICA COMO BERÇO DA HUMANIDADE E DESTAQUE PERSONAGENS IMPORTANTES DA HISTÓRIA DA ÁFRICA (O PROFESSOR PODE FOCAR EM NELSON MANDELA E ATÉ PASSAR O FILME SOBRE ELE E POSTERIORMENTE FAZER UMA LEITURA SOBRE ELE.)


J) O AUTOR FALA EM SER NEGÃO, SENEGAL, DEVE SER LEGAL., EXISTE NEGÃO LEGAL (QUAIS OS ÍCONES DA NEGRITUDE PARA ELES, DIGO PARA OS ALUNOS) SERIA SÓ OS QUE ESTÃO NA MÍDIA  OU TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI?


ASSIM, CONCLUÍMOS NOSSA SUGESTÃO E FICA AQUI UM PEQUENO GANCHO PARA SE CONSTRUIR UM TRABALHO QUE PODE SER MUITO RICO, AMPLIADO SE DISCUTIDO COM MATURIDADE PELO GRUPO. HAVERÃO AS MAIS DIVERSAS OPINIÕES EM VISTA DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE CADA COLEGA,  MAS QUE SE O GRUPO SOUBER ARTICULAR PODERÁ TRANSFORMAR EM UM RICO TRABALAHO. NÃO DEVEMOS ESQUECER QUE VIVEMOS A UNIDADE NA DIVERSIDADE DEVENDO SER RESPEITADO O PONTO DE VISTA DE CADA UM POR MAIS ABSURDO QUE SEJA. ATÉ PORQUE, COMO DIRIA FREI BETO: Todo ponto de vista é visto de um ponto. E qual ponto você está? BOM TRABALHO À TODOS!



Nenhum comentário:

Postar um comentário