terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

AS VERSÕES DA ORIGEM DE GARANTIDO E CAPRICHOSO


BUSCAR A ORIGEM DE GARANTIDO E CAPRICHOSO É UM TRABALHO MUITO DURO A SER DESVENDADO E PELO VISTO NUNCA SE VAI CHEGAR A UM CONSENSO DE QUEM DE FATO NASCEU PRIMEIRO, PORQUE TODOS QUEREM DIZER QUE 1913 É O NASCIMENTO DE AMBOS.

INFELIZMENTE OU FELIZMENTE O FANATISMO (que é o que sustenta a festa) E A VAIDADE DOS QUE QUEREM SABER MAIS IMPEDE QUE SE CHEGUE A VERDADE DOS FATOS. PROCUREI COLETAR AS VERSÕES QUE VEM DESDE A DÉCADA DE 80 QUANDO AS PESSOAS PASSARAM A TER MAIS INTERESSE PELA PESQUISA E  BRINCADEIRA, VEJAMOS:

O GRANDE COMPOSITOR DO CAPRICHOSO J. CARLOS PORTILHO DISSE EM UMA ENTREVISTA NA REDE AMAZÔNICA QUE O BOI CAPRICHOSO RECEBEU ESSE NOME DEVIDO A EXISTÊNCIA DE UM BOI CHAMADO TAMBÉM DE CAPRICHOSO NA PRAÇA XIV DE JANEIRO EM MANAUS E APENAS A IDÉIA DO NOME FOI LEVADA PARA PARINTINS., ELE É BEM CLARO NA SUA ENTREVISTA: A IDÉIA, APENAS A IDÉIA!!!!

NESSA ÉPOCA SURGIU ATÉ UMA TOADA CUJO AUTOR NÃO LEMBRO SE FOI DE J. CARLOS PORTILHO QUE ASSIM DIZIA:

EM 1913 PARTIA MEU BOI DA CAPITAL
DO ESTADO DO AMAZONAS
EM PARINTINS VEIO SE CONSAGRAR
JOSÉ FURTADO BELÉM E O GRANDE EMIDIO CRIOU
LUIZ GONZAGA E O FELIX
E O POVO QUEM CONSAGROU
É TRADIÇÃO HOJE FALAR DO MEU BOI
MESTRE CHICO TIRE A LINGUA DO BOI CAPRICHOSO
QUE VOU CONTAR A HISTÓRIA DO BOI
SALVE A CULTURA E A GLÓRIA DE UM POVO
APLAUSO AOS NOSSOS HERÓIS POPULARES.

ESSA VERSÃO SURGIU EM UMA ÉPOCA QUE O BOI DE PARINTINS ESTAVA SENDO DIVULGADO EM MANAUS, ERA POUCO CONHECIDO E ACREDITO EU QUE ESSA VERSÃO FOI UMA JOGADA DE MARKETING PARA ANGARIAR TORCEDORES EM MANAUS E DIVULGAR A FESTA E OLHA QUE DEU CERTO PORQUE O CAPRICHOSO É O BOI COM MAIOR TORCIDA NA CAPITAL E É MUITO BEM REPRESENTADO PELO MOVIMENTO MARUJADA QUE FOI FUNDADO HÁ MAIS DE 20 ANOS.

1 - PORTILHO (também conhecido como piriquito) FOI UM GRANDE COMPOSITOR DO CAPRICHOSO E DEU UMA ENTREVISTA PARA A TV EM TEMPO NA CIDADE DE MANAUS CANTANDO SUAS PÉROLAS. HÁ QUE SE OBSERVAR NAS LETRAS DAS TOADAS DAQUELA ÉPOCA ERAM COM TEMÁTICAS SOCIAIS VOLTADAS PARA A JUVENTUDE, PRÁ CRIANÇA, PRO NEGRO, PARA AS ELEIÇÕES DIREITAS, CAMPANHAS HUMANITÁRIAS QUE SURGIAM NA MÍDIA OU PRÁ TEMAS CIENTIFICOS COMO ACONTECEU COM  O COMETA HALLEY.



MARCOS SANTOS (ex-apresentador do Caprichoso, radialista da CBN MANAUS e PARINTINENSE DA MELHOR ESTIRPE) FALA QUE O CAPRICHOSO E O GARANTIDO NASCERAM DA DISSIDÊNCIA DE UM BOI DENOMINADO BRILHANTE DE ONDE SURGIU O GARANTIDO SENDO QUE O BRILHANTE DEPOIS DA DISSIDÊNCIA VIROU CAPRICHOSO  E QUE SEU TIO LUIZ GONZAGA JUNTAMENTE COM TODOS OS MEMBROS DE SUA FAMILIA POR MUITO TEMPO ADOTOU O BOI CAPRICHOSO COMO SEU BOI E CONTRIBUIU MUITO PRÁ QUE O BOI SAISSE NAS RUAS E NOS TERREIROS PARA BRINCAR EM PARINTINS. ESSA FIGURA DE LUIZ GONZAGA FOI POPULARIZADA NA TOADA "RAÍZES DE UM POVO'', AUTORIA DE CHICO DA SILVA:

É NA DANÇA DO NEGRO DO BRANCO E DO INDIO
QUE ESTÃO AS RAÍZES DE UM POVO
E O MEU BOI CAPRICHOSO É DE RAÇA
MORENA QUE BAILA COM GRAÇA
MOSTRANDO SEU PASSO MAIS NOVO
LUIZ GONZAGA FOI O NOSSO GALARDÃO
AZUL E BRANCO ÉO NOSSO PAVILHÃO
NOSSAS BRINCADEIRAS
E NOSSAS TOADAS,
FORMAM AS RAÍZES DO PODER DA CRIAÇÃO
ALÕ, ALÕ, CAPRICHOSO CHEGOU -BIS
MORENA VEM BAILAR COMIGO
NOSSAS RAIZES DE AMOR
MORENA VEM BAILAR COMIGO
RAIZES SÃO COISAS DE AMOR

2- MARCOS, EM SEU BLOGER FAZ UM BELO RELATO SOBRE A IMPORTÃNCIA DE LUIZ GONZAGA NO BOI CAPRICHOSO AO QUAL TRANSCREVO NA ÍNTEGRA PORQUE É UMA BELEZA DE NARRATIVA QUE SÓ QUEM O CONHECE ESSE BRILHANTE PARINTINENSE SABE QUE BROTA DO CORPO E DA ALMA ASSIM COMO EU SINTO ORGULHO DE MEU PAI QUANDO ESCREVO SOBRE PARINTINS :

O Caprichoso completa hoje 98 anos. Meu tio, Luiz Gonzaga, deu o sangue para mantê-lo vivo, entre 1937 e 1967. Outro tio, Santarém, foi o fabricante original da Dona Aurora e tocador de banjo quando o bumbá saía às ruas. Meu primo, Zeca Xibelão, nosso eterno tuxaua, dá nome ao curral. Meu irmão, Rubem dos Santos, foi presidente, em 1988/1989. Todos esses já se foram e comemoram a data juntos, vestidos de azul, velando por nós. Fui apresentador em 80/ 81/ 87/ 88 e 89. Tenho obrigações aí, portanto, por mim e por meus maiores, que jamais esquecerei.

O azul e branco tem uma história que se confunde com a dos bumbás de Parintins. Sim, inclusive com a história do Garantido, pois os dois se fundem no começo do Século XX, quando um grupo de meninos criou o Bumbá Brilhante, de onde Lindolfo Monteverde saiu para criar o Garantido e que depois (o Brilhante) recebeu o nome de Caprichoso.

Há muitas histórias que circundam nosso bumbá. Conto, para quem não sabe, um pouco sobre o que fez Luiz Gonzaga.

O bumbá era uma coisa muito simples. Os principais obstáculos, longe dos problemas que hoje exigem milhões para solucioná-los, eram o pano para fazer a farda da Marujada de Guerra, o veludo para cobrir o boi e o pó brilhante para dar o toque final no “couro”. O resto, minhas tias, com Izolina, Osmarina e Guajarina à frente, faziam na unha.

Para vencer os desafios, naquela Parintins bucólica, Luiz Gonzaga, que era pescador de mão cheia, parceiro de meu pai (hoje com 93 anos), levava o melhor peixe para os dois padrinhos abonados do Caprichoso: Elias Assayag (pai de Simão Assayag, avô de Daniela Assayag) e Raimundo Dejard Vieira. Quando os barcos dos dois apareciam no tilheiro em que ele exercia sua outra profissão, a de calafate, meu tio garantia segurança, celeridade e não cobrava a parte dele. Tudo para que, em junho, um desse o pano para a Marujada de Guerra, outro o veludo e o pó brilhante para cobrir o boi e ambos bancassem a festa da “morte”, quando a cidade se refestelava na mega feijoada que tia Izolina cozinhava (hummmm) com os bois que eles doavam.

Aqui vale um PS: ninguém ganhava nada. No máximo, no máximo, o bumbá emprestava prestígio e autoridade a meu tio, que usava esse patrimônio para tirar da cadeia um amigo/brincante que fizesse alguma pequena bobagem ou para corrigir os rumos de famílias ameaçadas por puladas de cerca.

Luiz Gonzaga adoeceu. Contraiu tuberculose, doença fatal na década de 1960. A família tentou convencê-lo a não “botar” o Caprichoso na rua e, pior ainda, não brincar de tripa da Dona Aurora (boneca de pano como os bonecos de Olinda-PE). Teimoso, ele fez os dois.

O bumbá voltava para o curral, no quintal dele, na rua Rio Branco, e o povo esperava para a apresentação final, que durava mais de uma hora, antes do recolhimento. Dona Aurora dançou, dançou, dançou e, de repente, parou de dançar. Levantaram-na e meu tio estava tossindo muito. Não parou mais, até o fim.

Não conheço ninguém que tenha dado tanto ao Boi Bumbá Caprichoso.

OUTROS FALAM QUE CAPRICHOSO E GARANTIDO NASCERAM DE UMA DISCUSSÃO EM QUE SEUS FUNDADORES DISCUTIAM E DIZIAM QUE IRIAM CRIAR UM BOI E UM DIZIA QUE O SEU BOI SERIA GARANTIDO., NO DIÁLOGO UM DIZ PRO OUTRO, ENTÃO GARANTA NO SEU QUE EU CAPRICHO NO MEU.

HÁ QUEM DIGA QUE O BOI GARANTIDO NASCEU DO BOI GALANTE E QUE DEPOIS DE UMA BRIGA MUITO GRANDE SURGIU OS BOIS.

DONA SILA MARÇAL EM ENTREVISTA PRÁ REDE AMAZÔNICA DISSE QUE QUEM NASCEU PRIMEIRO EM PARINTINS FOI UM BOI CHAMADO ''PAI DO CAMPO'' E QUE O BOI GARANTIDO NASCEU PRIMEIRO QUE O BOI CAPRICHOSO E QUE ELA NÃO IRIA MENTIR.

EM UMA PESQUISA DE CAMPO O PARINTINÓLOGO TONZINHO SAUNIER OUVIU DE MESTRE LINDOLFO MONTEVERDE QUE SEU BOI GARANTIDO SURGIU QUANDO ESTE ESTAVA COM 17 ANOS., ASSIM FAZENDO AS CONTAS DA IDADE DE MESTRE LINDOLFO O BOI GARANTIUDO TERIA EM TESE 93 ANOS DE IDADE CAINDO POR TERRA A LETRA DA MÚSICA DE CHICO DA SILVA:

BOI GARANTIDO, É HISTÓRICO É SABIDO
QUE MESTRE LINDOLFO MONTEVERDE
AOS 18 ANOS DE IDADE CONTIGO SONHOU...
BOI GARANTIDO DO POETA A OITAVA MARAVILHA
SEM REALIZOU...

ISSO TUDO PORQUE SE O GARANTIDO TIVESSE SIDO CRIADO EM 1913, LINDOLFO TERIA '11 ANOS E NÃO 18 ANOS COMO QUEREM COMPROVAR OS TORCEDORES DOL BOI GARANTIDO PORQUE EM 1913 MESTRE LINDOLFO ERA UM GAROTO.

O BOI GARANTIDO ATÉ QUE TENTA JUSTIFICAR PELA PROMESSA DE SEU FUNDADOR  QUE POR VOLTA DE 18 O MESTRE LINDOLFO TOMOU AS RÉDEAS DO BOI QUE CRIOU, MAS SE FORMOS FAZER UMA PESQUISA CIENTIFICA FIDEDIGNA PAIRARÁ DÚVIDA PORQUE OS FATOS HISTÓRICOS NÃO BATEM E NÃO DÁ PRÁ SE SABER QUAL O ANO DE NASCIMENTO DE FATO DO BOI GARANTIDO PORQUE DOS 11 AOS 18 ANOS ESSE BOI CRIADO POR LINDOLFO CHAMADO GARANTIDO FICOU ADORMECIDO, NÃO ERA UMA REALIDADE DE FATO PRÁ COMUNIDADE E SÓ FOI SER REFERENCIAL 7 ANOS APÓS QUANDO LINDOFO FEZ 18 ANOS POR VOLTA DE 1920.


3- Os depoimentos de criação do Boi Garantido conflitam mais ainda quando no própio site do Boi  assim está descrito: Era o início da brincadeira, que mais tarde, em 1917, se firmava definitivamente, através de uma promessa de Lindolfo Monte Verde, a São João Batista, de que enquanto vivesse o seu Boi Garantido não deixaria de sair às ruas.

4-DÉ MONTE VERDE, NETO DE LINDOLFO DÁ A VERSÃO DA CRIAÇÃO DO BOI GARANTIDO:



Inicialmente o menino de 11 anos, que brincava com a garotada de fé (turma de amigos) em seu quintal, confeccionou seu boi com curuatá, e batizou-o de "Garantido".


Por mais sete anos o quintal de Dona Xanda (Alexandrina Monteverde, mãe de Lindolfo) foi o palco para a festa desse Boi.

Após algumas discussões com Dona Xanda, Lindolfo conseguiu convencer a mãe a ajudá-lo a fazer os primeiros chapéus e camisas vermelhas, para sair às ruas. A resistência de sua mãe não era gratuita, uma vez que naquela época, as batalhas entre contrários eram coisa séria. Tanto que nem as mulheres podiam participar.


Mas foi aos 18 anos que a brincadeira de quintal de Lindolfo se tornou motivo de promessa, e transformou Garantido em um "Boi de promessa".


Durante uma viagem ao Pará, Lindolfo teve sérios problemas de saúde e fez uma promessa a São João Batista: se ele ficasse curado, faria seu Boi brincar durante toda sua vida. Graça alcançada, promessa cumprida.


Daí para frente o Boi foi conquistando ao longo de várias décadas o coração de milhares de vermelhos no Brasil e no mundo, mantendo vivas as raízes do amazonense através de sua música e dança.


DURANTE DÉCADA, ESPECIALMENTE DA DÉCADA DE 50 PRÁ CÁ OS BOIS DE PARINTINS TIVERAM A FIGURA DE MUITOS PADRINHOS. AS FAMILIAS APADRINHAVAM O SEU BOI PREDILETO CONFORME PODEMOS OBSERVAR DOS DEPOIMENTOS ABAIXO NO SITE DO BOI GARANTIDO:


Mestre Lindolfo quebrou barreiras, enfrentou proibições e preconceitos contra o Boi Bumbá. Nas ruas de Parintins, entretanto, a brincadeira floresceu e ganhou a proteção de mecenas como Antonio Maia, Didi Vieira, Raul Góes, Idelfonso, Aldenor Teixeira, Badu Emanuel Faria e seus irmãos José Pedro e Osmar Faria, e outros, patriarcas de uma Parintins, com a índole da modernidade, que sempre sonhou com o desenvolvimento. 5 - in: Site do Boi Garantido.


A HISTÓRIA MAIS RECENTE QUE TEM MERECIDO ATENÇÃO E RESPEITO É O DE DONA ODINÉIA ANDRADE (folclorista do BOI CAPRICHOSO) QUE REUNIU UM ACERVO DE MUITAS FOTOS E ENTREVISTAS QUE CONCLUEM QUE O FUNDANDOR DO BOI CAPRICHOSO FOI ROQUE CID.


PELO QUE SE TEM VISTO, APESAR DE TODO RESPEITO QUE DONA ODINÉIA TEM NA SOCIEDADE PARINTINENSE E NO BOI CAPRICHOSO, HÁ PELO VISTO UM GRUPO DE PESSOAS TALVEZ POR CONTROVÉRSIAS COM A ATUAL DIRETORIA DO BOI QUE NÃO ACEITAM TAL VERSÃO, PORÉM ESSA PESQUISA GANHOU TOTAL APOIO DA DIRETORIA DO CAPRICHOSO DESDE A ADMINISTRAÇÃO CARMONA QUE CONSIDERA A PESQUISA CIENTIFICAMENTE CORRETA E QUE DE FATO O FUNDADOR DO BOI CAPRICHOSO FOI ROQUE CID. VEJAMOS A PESQUISA DE ONIDEIA EXTRÍDA DO SITE 6-Parintins.com:

A verdadeira história do Boi Caprichoso

26/05/2009 - Josene Araujo - Assessoria de Imprensa do Caprichoso

Na frente das casas a vendinha do mingau, a quermesse, um dedo de prosa para contar a história do Boi Caprichoso fundado em 20 de outubro de 1913 na Rua Sá Peixoto. Foi assim o lançamento do projeto “Oh! Que delícia de Rua” do Departamento Cultural do Caprichoso que envolve as Ruas Sá Peixoto e Cordovil voltado para a tradição contada através de fatos concretos criando reafirmando a verdadeira identidade do Caprichoso.

Durante o evento a moradora Clotilde Valente da Rua Sá Peixoto apresentou a pesquisa feita com os antigos moradores que relataram detalhes do nascimento do boi há 96 anos. No resultado a confirmação de que os Irmãos Cid são os verdadeiros fundadores do boi criado por pescadores, lavadeiras, domésticas, carpinteiros benzedeiras, catraieiros, gente humilde lembrada pelo Memorial Caprichoso.

O Boi Caprichoso é um boi de tradição e criado por pessoas humildes por isso a Sá Peixoto é o berço da tradição, o palco da primeira aparição do boi”, declara. Além de contar a história os moradores reviveram momentos históricos expostos em um mural com momentos fotos e história dos moradores entre eles Ednelza Cid, artesã e costureira dedicada responsável pela criação de fantasias de um modo partícula da Sinhazinha da Fazenda Karina Cid. Mas a Rua não é feita apenas de boi também se identifica com a quadrilha as Fofinhas, com o Boi Garrote, o Ritual do Zungo Visagens, causos e contos que foram revividos.

A Coordenadora do Departamento do Caprichoso Odinéa Andrade considerou o sucesso do projeto que contou com o grupo de chorinho, Azul e Branco, moradores tradicionais, o Presidente Carmona e a estrela maior o boi Caprichoso que evoluiu para os moradores. “É a história contada pelo povo que comprova o que sempre defendi sobre a criação do Caprichoso, mais importante é que houve o entendimento do Presidente Carmona que entendeu que a essência é a história cultural dessa festa”, declarou.
O Presidente do Boi teceu elogios à iniciativa da pesquisadora Odinéa Andrade que busca na história retratar com os concretos que evidenciam o nascimento do boi. Ele anunciou que ainda este ano a Rua via ganhar o Memorial Caprichoso com a construção de um monumento do Touro Negro que será mais um ponto turístico de Parintins. “Torna-nos orgulhoso conhecer os fatos reais da fundação do Boi que é hoje a maior fonte de riqueza da nossa cidade, criado por pessoas simples e que hoje é conhecido como o Boi de Parintins”, ressaltou. 

Carmona anunciou que fez convite ao Grupo Azul e Branco para gravar um Cd antológico de toadas do Boi bicampeão.

ASSIM, ESSAS SÃO AS VERSÕES OFICIAIS DO SURGIMENTO DOS BOIS GARANTIDO E CAPRICHOSO NA ILHA DE TUPYNAMBARANA QUE PRECISA URGENTEMENTE GARANTIR E CAPRICHAR PARA QUE SEJA CIENTIFICAMENTE REGISTRADA A REAL HISTÓRIA DE SEUS BOIS ATÉ POR UMA QUESTÃO DE FIDEDGNIDADE E RESPEITO ÁQUELES QUE ENVEREDAM PELA PESQUISA CIENTIFICA E POSSAM DAR UM SUPORTE HISTÓRICO À SUA BELA MANIFESTAÇÃO CULTURAL QUE ENCANTA A TODOS.


TAL ATITUDE ABRIRIA AS PORTAS PRA A CRIAÇÃO DO TÃO FALADO MUSEU DO BOI ONDE A MEMÓRIA CULTURAL DESSE POVO FICARIA REGISTRADA PARA SEMPRE PARA AS FUTURAS GERAÇÕES QUE COM CERTEZA IRÃO ESTABELECER UM DIÁLOGO COM O MATERIAL EXPOSTO CAPAZ DE TRANSFORMAR A NOSSA CULTURA COM MUITO REFERENCIAL CULTURAL, HISTÓRICO E TEÓRICO.

SÓ PEÇO QUE NÃO FAÇAM A LOUCURA DE PEDIR QUE AS FUNDAÇÕES QUE NÃO TEM NADA A VER COM A NOSSA CULTURA E REGIÃO FAÇAM ESSA PESQUISA DE CAMPO PORQUE MORO NO SUDESTE HÁ 15 ANOS E VEJO QUE ESSAS PESSOAS NÃO SABEM NADA DA NOSSA GENTE, NOSSA CULTURA SENDO QUE ESTES TAMBÉM REFORÇAM OS CONCEITOS DA GRANDE MÍDIA DE QUE NA NOSSA REGIÃO SÓ EXISTE MATO, ÁGUA, ANIMAIS E QUE TEMOS QUE FICAR PARA SEMPRE COMO CONTEMPLAÇÃO DA HUMANIDADE. NOSSA CULTURA PARA ELES É INGÊNUA E MARGINAL E ELES ACHAM QUE A CULTURA BRASILEIRA TEM QUE TER COMO REFERENCIAL APENAS O QUE ELES APRENDERAM SOBRE A CULTURA DO SUL, SUDESTE E NORDESTE QUERENDO UNIFORMIZAR A CULTURA NACIONAL SEM LEVAR EM CONTA QUE CADA LUGAR, CADA REGIÃO TEM A SUA CARACTERISTICA ESPECIFICA., ENFIM QUEREM FAZER DA CULTURA UMA CARTILHA A SER SEGUIDA.


1-http://www.blogmarcossantos.com.br/2011/10/20/caprichoso-98-anos-tradicao-familiar-paixao-madura/
2- video youtube, junho de 2008.
3. site do Boi Garantido
4- Site Parintins.com
5.Site do Boi Grantido
6. Site Parintins.com

9 comentários:

  1. Eu não acredito na versão do Tonzinho Saunier, que todos sabem era Caprichoso doente, e muito menos nesta história ridícula que a Odinéia Andrade inventou tentando dar identidade popular ao Caprichoso como boi da promessa e da simplicidade. Ele veio de Manaus e por muito tempo somente a elite parintinense da época brincava nele, isso é fato. Sem contar que Roque Cid possui uma certidão de nascimento que desmente tudo isso, quero ver a coragem azul para mostrar a certidão do Roque Cid, e também para mostrar o registro de cartório da data de fundação do boi azul, feita na capital, no tempo em que ele era manauara.

    ResponderExcluir
  2. Pois é meu caro, então vai ficar dificil mesmo saber o origem e a data de nscimento de ambos., o que é uma pena (ou será uma vantagem prá manter a tradição???) Precisamos deixar o fanatismo de lado e buscar a verdadeira história prá que a mesma não faça se perder no tempo. Pelo Caprichoso (embora seja azul e branco) e tento me desvincular do fanatismo nesse caso,´percebo que há um tentativa de resgate de su origem de forma bem CIENTIFICA, EPISTEMOLÓICA. Se vc tiver documentos palpáveis irá contribuir muito para as nossas postagens. Agradeço muito. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Texto totalmente tentencioso ao Boi Caprichoso e uma grande farsa de dona Odinéia Andrade. Veja o documentário Boi Fantasma/IMPIN-FUNARTE-MINISTÉRIO DA CULTURA e veremos qual é o boi mais rico em fontes.
    Segundo os próprios Cid's da rua Gomes de Castro, Roque nunca gostou da brincadeira que dizia ser "brincadeira de vagabundo" e Pedro e Félix nunca foram irmãos, e sim Roque era pai dos dois e fora o único que veio de Crato-CE...,uma grande mentira de Andrade. Ainda segundo os Cid´s o Boi Galante nunca fora o Boi Caprichoso pois já nascera com esse nome.Já os Gonzagas dizem que essa história de Esconde (Rua Sá Peixoto e outra grande mentira). Tudo isso em relação ao boi azul, vejo uma orquestra bem feita por pessoas que prejudicaram e fizeram uma grande confusão na história. Quanto a pesquisa de Dona odinéia, de científico historiográfica não tem nada, pois não tem tal autoridade p'ra isso, são apenas crônicas subjetivas e irresponsáveis não só com a história de Parintins, mas com as famílias envolvidas nisso tudo, sobretudo, dos Gonzagas que tiveram boa parte de sua história desbotada de tudo isso, tudo em nome de um centenário para se igualar ao boi da baixa... UMA PESQUISA ESTAPAFÚRDIA DE UMA TORCEDORA APAIXONADA PELO SEU BOI...

    ResponderExcluir
  4. Só idiotas acreditam que o caprichoso tem 100 anos. Nem aqui, nem na china! Nasceu em Manaus para a elite brincante, nunca foi boi de promessa. Inclusive nos currais sempre fora intensificado a premissa de boi da elite! Sou caprichoso, amo meu boi! Mas discordo desta farsa!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, sou neto legítimo de Luiz Gonzaga um pescador humilde que dedicou uma parte de vida simples, na Rua Rio Branco tomando conta da brincadeira do boi bumbá em Parintins tendo ajuda da minha grande e falecida avó Izolina Gonzaga e de muitos colaboradores e pessoas da família Gonzaga, pessoas ilustres como: Raimundo Dejard Vieira, Acinélcio Vieira e etc. Atualmente, pessoas que passaram a se envolver com o Caprichoso deturparam totalmente a verdadeira história da origem do boi bumbá Caprichoso, o meu falecido avô apenas tomou conta do boi por vários anos, a minha avó Izolina sempre nos contava essa história. Essas pessoas que deturparam a a história estão apenas querendo ganhar espaço na mídia e se promover às custas de "estórias" e não "histórias" fantasiosas a respeito do boi Caprichoso. Que passaram a se envolver depois que começou a entrar muito dinheiro na festa. O verdadeiro sentido da brincadeira do boi bumbá tomou outra direção a de ganhar dinheiro a todo custo, sem se importar com as pessoas humildes que iniciaram uma história tão bonita e para isso não ganhavam nada, apenas o desejo de levar alegria às pessoas. Por exemplo, o meu avô, o saudoso Luiz Gonzaga morreu pobre e pescador, não virou prefeito e nem vice, pois na época em que ficou tomando conta, brincava para se divertir e não fazer da brincadeira um meio de ganhar dinheiro e ficar rico, como muitos ficaram. Agora uma pessoa que merece todo o respeito da família Gonzaga chama-se Dodózinho Carvalho que foi o único que teve a hombridade de reconhecer o que Luiz Gonzaga fez pelo Caprichoso, teve a feliz ideia de fazer uma casa nova para a minha querida avó Izolina Gonzaga. Acreditem se quiser, apenas poucas pessoas da família são sócios da agremiação boi bumbá Caprichoso enquanto a família de algumas pessoas que não citar nomes até papagaio, cachorro e etc. tem direito de voto, pessoas que a bem pouco tempo se envolveram com a festa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU AMO ESCREVER SOBRE PARINTINS, PESQUISAR., E ENTENDO QUE DEVEMOS BUSCAR A VERDADE., SEI QUE PELA RIVALIDADE É MUITO DIFICIL ENCONTRARMOS A VERDADE DOS FATOS., PORÉM, PELO QUE JÁ LI NO BLOGG DO JORNALISTA MARCOS SANTOS, SOBRINHO DE LUIZ GONZAGA (PORTANTO PRIMO DA FAMILIA LUIS GONZAGA) AFIRMAR QUE O MESMO TOMOU CONTA DO CAPRICHOSO DE 1937 A 1967 E OLHA QUE MARCOS É FILHO DE ZECAIÁ QUE ERA IRMÃ DE LUIZ GONZAGA. GOSTARIA MUITO DE ENCONTRAR A VERDADE DOS FATOS, PORÉM ACREDITO MUITO NA CAPACIDADE DE PESQUISA DE DONA ODINEIA ANDRADE QUE FEZ UM GRANDE APANHADO DA CULTURA PARINTINTIN. SÓ ACHO QUE LUIZ GONZAGA TEVE UMA GRANDE IMPORTÂNCIA EM TODA ESA HISTÓRIA E MERECE SER VALORIZADO.

      Excluir
  6. Quanto a essa história do Caprichoso ter vindo de Manaus é balela., foi uma estratégia de Markerting prá atrair simpatizantes que deu certo, porém foi DESMISTIFICADA. Temos que dar um desconto com essa história criada nos anos 80 porque FOI A PARTIR DAÍ QUE SE COMEÇOU A SE PREOCUPAR COM A MEMÓRIA DO BOI, COMEÇOU-SE A BUSCAR REGISTROS E HOJE GRAÇAS A DEUS PELA COMPETÊNCIA DOS PESQUISADORES ISSO VAI SENDO DESMISTIFICADO, COM EXCEÇÃO DE COISAS CUJA RIVALIDADE NUNCA VAI PERMITIR. E SE A RIVALIDADE MANTÉM A TRADIÇÃO, QUE SEJAMOS CADA VEZ MAIS RIVAIS!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. A Poucos dias conversei com um parintinense chamado Basílio Tenório que desde 1998 pesquisa depoimento, fitas, e através do estudo dos versos antigos tenta explicar a origem dos bois.
    Segundo ele Lindolfo em 1915 brincava num boi chamado "Douradinho" junto com uma moça que faleceu em 1916. Em 1917 funda o garantido, mas como vai servir o exercito o garantido fica nas mãos de "Mundico" Cid, por 4 anos até o retorno de Lindolfo do Exercito, mais ou menos 1920.
    Já o Caprichoso saiu de uma rixa com o boi Galante. Na época por volta de 1925 ou 1926 existia a briga de touros onde os bumbás se chocavam e neste choque o chifre do Galante quebrou e Emídio Vieira botou a culpa nos irmãos Cid, magoados os irmãos Cid criaram em outubro de 1926 o Boi Caprichoso que saiu pela primeira vez nas ruas em 1927. Com a morte de Felix Cid em 1936 a família não quis mais ficar com o boi que assou para outras mãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis as datas com o tempo em que cada dono do boi ficou com o Caprichoso segundo Basílio Tenório.

      01)-De 1926 a 1936: Família Cid;
      02)-De 1936 a 1939: Gito da Maninha;
      03)-De 1939 a 1940: Antônio Bobó (velho boboí);
      04)-De 1940 a 1941: Nascimento Cid;
      05)-De 1941 a 1961: Luís Gonzaga;
      06)-De 1961 a 1962: Nilo Gama e José Luís de Menezes;
      07)-De 1962 a 1963: Élson e Santarém;
      08)-De 1963 a 1966: Ervino Leocádio (Região do Aninga);
      09)-De 1966 a 1986: Luís Oliveira.

      Excluir