sábado, 18 de fevereiro de 2012

TOADA COMENTADA: TURBILHÃO AZUL

TURBILHÃO AZUL
(Rozinaldo Carneiro, Adriano Aguiar e Geovane Bastos)


A raça que vem do suor dessa Galera
explode o azul que impera
fazendo vibrar este chão
A garra que vem da nação caprichoso
balança balança meu povo
nas ondas do rio de emoção
é a força , é o calor
que vem do torcedor
que desagua em energia um turbilhão de amor
vem se jogar no balanço do banzeiro
mergulhar no verdadeiro sonho azul
erguendo os braços pra fazer
o rebojo da piracema
vamos fazer a grande pororoca
vai estrondar esse lugar
Somos o rio a balançar
a transbordar de emoção
numa enchente de amor.

ESSA TOADA DO ANO DE 2011, AINDA PROMETE AGITAR  MUITO A GALERA DO CAPRICHOSO POR PELO MENOS MAIS 3 FESTIVAIS.

.

ALÉM DE SER UMA TOADA DIRIGIDA PRO ITEM ''GALERA'', A LETRA CONTÉM EXPRESSÕES QUE VALORIZAM A RELAÇÃO DO CABOCLO COM O RIO, A FORÇA DAS ÁGUAS, COM O BANZEIRO QUE É O MOVIMENTO DAS ÁGUAS DO RIO AMAZONAS TAMBÉM DENOMINADOS DE  ''MAROLA''.

O QUE É UM TURBILHÃO: Segundo o dicionário on line Significado de Turbilhão s.m. Vento impetuoso que sopra redemoinhando. Massa de água que redemoinha rapidamente, formando uma espécie de funil. O que é ou pode ser levantado pelo vento: turbilhão de fumaça. Fig. O que arrasta ou envolve desordenada e impetuosamente: o turbilhão dos negócios.

TURBILHÃO AZUL  REVELA LOGO NO INICIO, A RAÇA QUE VEM DOS TORCEDORES DO BOI CAPRICHOSO, QUE DÃO  O SUOR PELO SEU BOI, ONDE IMPERA O AZUL DO SEU BUMBÁ  POR TODA A ILHA DE TUPYNAMBARANA EXTERNANDO O AMOR E A FORÇA DO TORCEDOR, QUE TEM COMO REFLEXO O VIBRAR DO CHÃO DA ILHA TUPYNAMBARANA.





ESSA GALERA QUE TEM MUITA GARRA  DE UMA IMENSA NAÇÃO, QUE SACODE COM O BALANÇO DE SEU BOI QUE CONCLAMA PRO POVO BALANÇAR NO MOVIMENTO DAS ONDAS DO RIO AMAZONAS COM MUITA EMOÇÃO EM MEIO A FORÇA DO MOVIMENTO DAS ÁGUAS E O FORTE CALOR DO AMAZONAS COMPARADOS À FORÇA E O CALOR DO TORCEDOR QUE SE TRANFORMA EM UMA ENERGIA COMPARADA A UM TURBILHÃO DE AMOR.


ESSE TURBILHÃO É TÃO IMPORTANTE PRÁ GALERA AZUL E BRANCA QUE OS TORCEDORES SÃO CAPAZES DE SE JOGAREM E FAZEREM JUNTOS O BALANÇO DO BANZEIRO (as marolas do rio) MERGULHANDO NAS ÁGUAS BARRENTAS DO AMAZONAS QUE SE TRANFORMAM EM ÁGUAS AZUIS EM UMA COREOGRAFIA SINCRONIZADA COM OS BRAÇOS ERGUIDOS DE FORMA  IMITANDO UM REBOJO QUE LEMBRA A PIRACEMA (REUNIÃO DE PEIXES) PARA DEPOIS A GALERA FAZER A POROROCA (QUE É O ENCONTRO DO MAR COM O RIO) EM UM BARULHO QUE VAI ESTRONDAR TODO O BUMBÓDROMO PORQUE O BOI CAPRICHOSO, SUA TORCIDA SÃO COMO SE FOSSEM O BALANÇO DAS ÁGUAS DO RIO QUE NO PERÍODO DAS CHEIAS TRANSBORDA EM UMA ENCHENTE DE AMOR PRÁ ESSA GALERA AZUL E BRANCA.
PIRACEMA: VOCABULÁRIO  INDIGENA QUE SIGNIFICA REUNIÃO DE PEIXES.
DIZEM QUE ANTIGAMENTE QUANDO OS ENSAIOS DO BOI COMEÇAVAM EM ABRIL, OS PEIXES ERAM ATRAÍDOS PELO RUFAR DO TAMBOR FORMANDO UMA PIRACEMA NOS LAGOS QUE CERCAM  PARINTINS PORQUE ESTES QUERIAM TAMBÉM BRINCAR DE BOI BUMBÁ. PELO VISTO AGORA OS PEIXES PULAM O ANO TODO, PELO MENOS LOGO DEPOIS DO CARNAVAL. ISSO DE CERTA FORMA CONTRIBUI PRA FARTURA DO PEIXE EM PARINTINS, SE ISSO FOR VERDADE.
NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE UM POETA FALA NESSES FENÔMENOS DA POROROCA E DA PIRACEMA E CONCLAMA O POVO A FAZER A POROROCA., HELIO OMAR CONCEIÇÃO  EM SUA TODA "I TABUJO" (1996) CONCLAMA A GALERA NO SEGUINTE VERSO:
 
Vamos minha galera acreditar
Que é melhor construir do que esperar
Ser a Piracema que enfrenta a correnteza prá proliferar.

Vamos minha galera acreditar
Que é melhor construir do que esperar
Ser a pororoca, que apesar do tamanho o rio vence o mar.
VEJA QUE AMBOS POETAS CONCLAMAM A GALERA A ACREDITAR NOS FENÔMENOS DA NATUREZA COMO A PIRACEMA QUE APESAR DAS DIFICULDADES O PEIXE ENFRENTA A FORÇA DAS ÁGUAS PARA DESOVAR E TODOS OS TORCEDORES SÃO CONCLAMADOS PARA SER A POROROCA, ESPECIALMENTE SERMOS O RIO AMAZONAS QUE COM SUA FORÇA, APESAR DE PEQUENO VENCE A FORÇA DO MAR.

A POROROCA É O ENCONTRO DO RIO AMAZONAS COM O MAR QUE COM O CONFRONTO FORMA ONDAS SENDO UM FENÔMENO NATURAL MUITO APRECIADO ESPECIALMENTE PELOS SURFISTAS.

EU ACHO INTERESSANTE COMO HÁ UMA CONFUSÃO POR PARTE DE MUITAS PESSOAS AQUI NO SUDESTE QUE CONFUNDEM ENCONTRO DAS ÁGUAS DO RIO NEGRO COM O SOLIMÕES COM A POROROCA QUE É O ENCONTRO DO MAR COM O RIO. A IMPRESSÃO QUE SE TEM POR AQUI QUE É MUITO MAIS FÁCIL ASSIMILAREM COISAS QUE SE REFEREM AO EXTERIOR DO QUE COISAS DO NOSSO PAÍS.
ENFIM, ESSA TOADA ALÉM DE SER UMA TOADA QUE MAIS UMA VEZ GARANTIRÁ NOTA 10 PRÁ GALERA AZUL E BRANCA., NOS DÁ UMA AULA DE SOCIEDADE E NATUREZA, DA IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A HUMANIDADE, DE CULTURA CABOCLA, DE NOMENCLATURAS INDIGENAS E DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL  E COMO DISSE NO INICIO PROMETE PERMANECER NA BOCA DO POVO POR MAIS UNS 3 ANOS OU MAIS PORQUE É VERDADEIRA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário