domingo, 2 de junho de 2013

TOADA COMENTADA: SE MANQUE CONTRÁRIO



Se Manque Contrário!
Bené Siqueira


Se manque, contrário. Onde tu te meteste?
Ao ver o Caprichoso. Pra onde correste?
Parou o coração. E a contrariada?
Tá calada do lado de lá.
O meu boi bonito tem uma estrela na testa
O meu boi bonito é o rei dessa festa
São cem anos de glórias e de tradição
Vem, meu Boi Caprichoso, vem, meu boi campeão
São cem anos de glórias e de tradição
Vem, meu Boi Caprichoso, minha eterna paixão
Desde criança eu visto azul
Eu sou apaixonado pelo meu boi, eu sou azul
Desde criança eu brinco nessa festa
Roque Cid, o primeiro criou o boi
Da estrela na testa.
Para brincar no terreiro sob o clarão do luar
Balanceia meu boi, faz a galera delirar
De azul vou cantar, eu vou declarar:

Ah, como eu te amo, meu boi
Ah, como eu te adoro
Boi de orquestra., Boi de mamão
Boi de matraca., Boi folião
Meu boi de pano, Boi Caprichoso
Folguedo de São João.



SEGUINDO  A LINHA DA PAIXÃO, DO AMOR, DA OBSESSÃO PELA FIGURA DO BOI DE PANO QUE É A GRANDE MARCA DESSE CENTENÁRIO, BENÉ SIQUEIRA ENTRA NO CD DO CENTENÁRIO DE UMA PAIXÃO MERECIDAMENTE.

DEVO FIZER QUE FIQUEI MUITO FELIZ COM ESSA SUA TOADA, ASSIM COMO FIQUEI COM A DE ARIOSTO BRAGA SENDO CERTO QUE O BOI CAPRICHOSO FOI MUITO FELIZ EM TÊ-LOS NESTE CD. ALIÁS, ESSA É UMA DÍVIDA QUE O BOI DE PARINTINS TEM COM VÁRIOS COMPOSITORES QUE NO MÍNIMO MESMO NÃO ESTANDO NO CD DEVERIAM TER UM LUGAR DE DESTAQUE PELA CONTRIBUIÇÃO QUE JÁ DERAM NÃO APENAS AO CAPRICHOSO, MAS Á CULTURA PARINTINTIN.

É QUE BENÉ SIQUEIRA TEM UMA HISTÓRIA MUSICAL NA ILHA TUPYNAMBARANA, JÁ FEZ PARTE DE GRUPOS MUSICAIS COMO O ''CANTO VERDE'', TEM PASSAGEM PELO BOI CONTRÁRIO ONDE FOI COMPOSITOR E SUAS TOADAS ERA MUITO BOAS, ALÉM DE TER SIDO vários ITENS AMBOS OS BOIS (exceto Pajé como ele mesmo falou um dia desses no FB). HÁ POUCO MAIS OU APROXIMADAMENTE 10 ANOS, BENÉ VESTIU DEFINITIVAMENTE A COR AZUL E FEZ ESSA BELÍSSIMA TOADA CUJO REFRÃO É BASTANTE CANTADO PELA GALERA NOS ENSAIOS.

O TRADICIONAL "LAIÁ LAIALA, EILA EILA EH BOI'' DÁ A INTRODUÇÃO À TOADA LEVANDO OS BRINCANTES A PERCEBEREM QUE ESTÃO EM UMA AUTÊNTICA FESTA DE BOI OU ESTÃO CONDUZINDO UMA MANADA.

BENÉ EM SUA PRIMEIRA ESTROFE DA TOADA MANDA O BOI CONTRÁRIO "SE MANCAR", TERMO JÁ UTILIZADO POR OUTROS AUTORES DE TODAS TANTO DE GARANTIDO QUANDO CAPRICHOSO. MESTRE AMBRÓSIO PELO GARANTIDO FEZ ESSA NO INICIO DOS ANOS 80: 

Contrário tu num te manca, 
Buizinho da Cordovil, 
Contrário vuces falaram 
que vão ao Bua Nuite Brasil. 
Contrário fica na tua, 
que eu também fico na minha - bis
É melhor que vucê vá pro programa do Chacrinha 
Que tú ganha uma abacaxi e ainda leva a buzina - bis

A forma que escrevi na  ortografia é para lembrar o linguajar do mestre Ambrósio que foi pedreiro na minha casa em Manaus, portanto não se trata de erro, mas sotaque, pronuncia que no folclore se caracteriza como linguagem de minoria, expressão pertencente a um grupo social fruto da mistura de sotaques e linguagens.

BENÉ NOS DIZ QUE O BOI CONTRÁRIO DEVE SE MANCAR PORQUE ESTE TEVE MEDO DO CAPRICHOSO E AO VÊ-LO EM SEU CURRAL SAIU CORRENDO DE MEDO E CALANDO A SUA GALERA E O SEU PRINCIPAL SIMBOLO: O CORAÇÃO. 

COM CERTEZA  BENÉ DEVE ESTÁ SE REFERINDO A UM EPISÓDIO QUE ACONTECEU HA UNS 5 ANOS EM PARINTINS, EM QUE O CAPRICHOSO INVADIU O CURRAL DA BAIXA PARA A GRAVAÇÃO DE UM COMERCIAL COM FINS TURÍSTICOS E FOI CHAMADO DE DIA DO CRÉU CAUSANDO IRA NA BAIXA DO SÃO JOSÉ.  

A VERDADE É QUE CONFORME BENÉ NOS DIZ QUE O CONTRÁRIO PAROU O CORAÇÃO DESDE QUANDO O CONTRÁRIO PERDEU O LEVANTADOR DE TOADAS DAVID ASSAYAG QUE RETORNOU À SUA ORIGEM AZUL E BRANCA ALÉM DE OUTROS MEMBROS QUE VIRAM NO AZUL O VERDADEIRO FOLCLORE DA ILHA.

ASSIM, BENÉ PROSSEGUE NA SUA TOADA PARA DIZER QUE O O SEU BOI É UM BOI BONITO, FAZ PARTE DE UMA REALEZA CONSTRUÍDA COM SANGUE E SUOR EM 100 ANOS DE HISTÓRIA, RESGATE DE TRADIÇÃO MOVIDO A MUITA PAIXÃO., POIS QUEM É CAPRICHOSO VESTE AZUL DESDE CRIANÇA, BRINCA EM VÁRIOS ITENS DURANTE A SUA EXISTÊNCIA E É APAIXONADO PELO AZUL DO CÉU., BRINCA NO TERREIRO, NO CURRAL ILUMINADO PELA LUA E BALANCEIA COMO NUNCA EM UM BAILADO GARBOSO E IMPONENTE LEVANDO A GALERA AO DELÍRIO EM UMA POROROCA AZUL E EM UMA SÓ VOZ DECLARA O SEU AMOR PELO SEU BOI DIZENDO: AH, COMO EU TE AMO MEU BOI, AH, COMO EU TE ADORO".

BENÉ QUE É UM PROFUNDO CONHECEDOR DE MÚSICA E DO RITMO PARINTINTIN LEMBRA A ORIGEM DO BOI CAPRICHOSO SE REPORTANDO A OUTRAS FORMAS DE SE BRINCAR O BOI ESPALHADOS PELO BRASIL CITANDO QUE AMA O BOI CAPRICHOSO COMO AMA O BOI DE ORQUESTRA, BOI DE MAMÃO, BOI DE MATRACA,O BOI FOLIÃO E ACIMA DE TUDO O BOI CAPRICHOSO QUE É O SEU BOI DE PANO  QUE FAZ PARTE DE UM FOLGUEDO EM HOMENAGEM A SÃO JOÃO., ENFIM FAZ PARTE DE UM FOLGUEDO JUNINO COM SUA CARACTERISTICA CABOCLA E NORTISTA, JÁ QUE COMO DIZ O GRANDE ANTROPÓLOGO HERMANO VIANA: NÃO HÁ UMA CARTILHA DE BOI-BUMBÁ OU BUMBA-MEU-BOI NO BRASIL.







Nenhum comentário:

Postar um comentário